Quer você seja uma micro-cervejaria, uma cervejaria média ou uma grande, podemos ajudá-lo ao longo de todo o processo de envase de cerveja. De fato, entregamos plantas de envase de cerveja em escala com base nas suas necessidades reais para garantir o máximo desempenho.
Quando realizado a um nível profissional, o processo de envase da cerveja exige equipamento e máquinas adequadas para garantir:
- Economia de tempo
- Resultados profissionais
- Máxima higiene
O Grupo Comac está no mercado com uma série completa de envasadoras de cerveja, projetadas para atender as necessidades das pequenas, médias e grandes cervejeiras. As unidades padrão incluem envasadoras automáticas de cerveja:
- Micro-cervejarias
- Cervejeiras pequenas e médias
- Cervejeiras médias e grandes
- Grandes cervejeiras
Apesar das diferenças devido ao tamanho e nível de desempenho, todos os equipamentos de envase de cerveja da Comac são realizados com três sistemas que completam o processo de envase da cerveja:
- O sistema de enxaguamento, para limpar as garrafas antes de serem enchidas
- O sistema de envase, para verter a bebida para as garrafas
- O sistema de tamponamento, para selar as garrafas após o envase
Máquinas e equipamentos de envase de cerveja
Vamos conferir alguns equipamentos de envase de cerveja da Comac.
Sistemas automáticos envase de cerveja para pequenas e médias cervejeiras
Sagitta 12-16-3 P
Simples e fácil de usar, essa envasadora de cerveja é compacta no tamanho e executa o ciclo de enxaguamento, envase e tamponamento da cerveja. Sagitta 12-16-3 P pode envasar até 6.000 BPH e pode ser personalizada de acordo com os pedidos dos clientes.
Sagitta 12-12-1 P
Essa envasadora de cerveja pode atingir até 3.000 BPH e é um monobloco para garrafas de vidro baseado na tecnologia de envase por contrapressão, adequado para envasar tanto bebidas gaseificadas como bebidas não gaseificadas. A Sagitta 12-12-1 P oferece receitas específicas a diferentes tipos de produtos, ajustáveis e selecionáveis pelo IHM.
Sistema automático envase de cerveja para grandes cervejeiras
Master PET
A Master PET se baseia na tecnologia de envase por contrapressão e é adequado para bebidas gaseificadas e não gaseificadas em garrafas PET. Essa envasadora de cerveja pode envasar até 70.000 BPH e é realizada em colaboração com o Grupo CFT.
Master RS Glass/PET
A MASTER RS GLASS/PET pode atingir até 90.000 BPH e se baseia na tecnologia de envase por contrapressão. Ela é indicada para envasar bebidas gaseificadas e não gaseificadas em garrafas de vidro e PET. Essa envasadora de cerveja é realizada com o Grupo CFT e é o resultado de pesquisa e desenvolvimento avançado.
Confira todo o nosso equipamento de envase de cerveja!
De que equipamento de envase de cerveja você precisa?
Todas as etapas do processo de envase de cerveja e equipamentos sugeridos
#1 Despaletização
É a primeira etapa no envase de cerveja e envolve a remoção das garrafas da embalagem original do palete do fabricante. Após a remoção, as garrafas são enxaguadas utilizando água, ar ou oxigênio filtrado para ajudar a reduzir a quantidade de oxigênio contida nelas, tornando-as assim prontas para o processo.
Para dar os próximos passos você pode facilmente adicionar os nossos transportadores à sua linha de envase e continuar a envasar a sua cerveja.
#2 Envase de cerveja: enchimento
É a segunda etapa no envase de cerveja. O enchimento da garrafa com cerveja depende do tipo da máquina: a capacidade das garrafas que a máquina pode acomodar e a velocidade a que a envasadora pode encher as garrafas. Após a despaletização, as garrafas são carregadas na envasadora de cerveja. Nessa fase, as garrafas são enchidas com cerveja e depois com alguma quantidade de gases inertes.
#3 Tamponamento
O envase de cerveja envolve também o processo de tamponamento através do qual as garrafas já cheias são passadas por uma máquina de colocação de tampa que as sela com a tampa. Esse processo de tamponamento depende também do tipo de envasadora de cerveja. Se a envasadora tiver uma alta velocidade com uma grande capacidade de garrafas, então a máquina de tamponamento também terá a mesma característica. Contudo, em alguns processos de engarrafamento de cerveja, as garrafas são seladas com uma gaiola de cortiça e garrafa.
#4 Rotulagem
O último passo do engarrafamento da cerveja é a rotulagem da cerveja. Nesse processo, as garrafas de cerveja já embaladas e seladas passam por uma máquina de rotular, chamada rotuladora. Esse processo é vital uma vez que garante que todas as garrafas têm a data de fabricação e validade, o que é um requisito para todos os fabricantes pelo órgão de normalização de qualquer estado, para garantir que a saúde dos cidadãos seja protegida.
O processo de engarrafamento da cerveja é então concluído pela embalagem das garrafas de cerveja certificadas nos engradados ou caixas de papelão para transporte para a loja ou supermercado, prontas para consumo ou exportação para países estrangeiros.
Instalações de envase de cerveja: as unidades para realizar todos os processos
Desgasificação, gaseificação, pasteurização, embalagem, adição de açúcar ou xarope, aquecimento ou refrigeração são etapas que ocorrem durante um processo de envase de cerveja e são realizadas por diferentes componentes, tais como:
Unidade de saturação
A desgasificação da água e a gaseificação são realizadas pela unidade de saturação, uma estrutura sólida em aço inoxidável AISI 304, na qual o tanque de desgasificação, o dispositivo de gaseificação e o tanque de estabilização/armazenamento estão ancorados.
Unidade de pré-mistura
A unidade de pré-mistura é utilizada para aquecer água, adicionar xarope e carbonato de modo a obter uma bebida gaseificada. Ela é feita de uma estrutura sólida de aço inoxidável AISI 304, esferas de vidro jateadas e tratadas com verniz protetora nas as quais são ancorados os vários dispositivos, tais como o tanque de desaeração, o tanque de xarope, a unidade de mistura água/soro, o dispositivo de gaseificação e o tanque de estabilização/armazenamento.
Túnel de aquecimento e refrigeração
O túnel de aquecimento e refrigeração leva à temperatura ambiente as garrafas embaladas, tanto frias como quentes. Ambas as unidades são fabricadas em aço inoxidável AISI 304, e equipadas com dispositivos que visam manter a temperatura da água constante.
Pasteurizador de túnel
Disponível em diferentes tamanhos dependendo das necessidades, essa unidade entra no processo de envase da cerveja para pasteurizar produtos já embalados. Ele consiste em uma estrutura sólida de aço inoxidável AISI 304 que é submetida a um jacto abrasivo e revestimento protetor.
Se você está planejando elevar o envase de cerveja de cerveja a um patamar profissional ou renovar o seu equipamento de envase, a Comac pode ajudá-lo: não hesite em nos contatar para qualquer sugestão e informação! Entre em contato conosco.