O que significa carbonatação da cerveja? Que ferramenta profissional deve ser usada para se obter um resultado de qualidade? Descubra como funciona o processo de carbonatação e que tecnologias podem ser usadas para alcançá-lo.
Aqui vamos ver:
- O que significa carbonatação da cerveja
- Configura a unidade premix da Comac
- As outras máquinas auxiliares da Comac
O que significa carbonatação da cerveja
Embora as leveduras produzam dióxido de carbono durante a fermentação para dar efervescência à cerveja, há casos em que pode ser necessário aumentar os níveis deste gás para melhorar a qualidade da bebida.
É por isso que a carbonatação da cerveja é frequentemente utilizada, um processo queconsiste em liberar uma quantidade adicional de CO2 a fim de obter a quantidade certa de espuma e um excelente sabor do produto qualquer que seja seu modo de embalagem: barril, garrafa ou lata.
O processo consiste em várias etapas:
- A cerveja é despejada primeiro em um tanque de desaeração para ser submetida a uma operação de nebulização;
- O tanque é então ajustado para manter uma leve pressão de dióxido de carbono para remover o excesso de ar, que é então substituído por CO2 adicional;
- Uma vez concluída esta etapa, a cerveja será introduzida em um sistema de injeção-mistura para saturação e então o produto será tratado pela adição da quantidade real desejada de CO2.
Como realizar tudo isso? Com o uso de máquinas de carbonatação industrial confiáveis e eficientes, como a unidade Premix da Comac.
Configura a unidade premix da Comac
A unidade Premix da Comac é uma máquina acessória que cuida da operação de carbonatação da cerveja e muito mais. Esta ferramenta é, de fato, extremamente eficaz em diferentes tipos de produtos, tais como água, vinho espumante e outras bebidas alcoólicas e não-alcoólicas.
Além de ser tecnologicamente avançada, a unidade premix é uma excelente aliada para os produtores de cerveja porque:
- É simples tanto para instalar como para usar;
- Apresenta um design prático e compacto;
- O tubo de vedação e o tanque pulmonar equipado com controle de temperatura do produto permitem a manutenção de uma pressão fixa de CO2;
- Graças aos misturadores estáticos, a mistura de componentes é mais eficaz, assim como a dispersão de gás dentro do produto.
Saiba mais sobre nossa unidade de premix!
As outras máquinas auxiliares da Comac
Além da premix, a Comac também oferece a seus clientes outras máquinas auxiliares que, juntamente com o sistema de envase escolhido, processam ainda mais o produto para garantir uma qualidade ainda melhor.
Entre as principais temos:
- Saturadores: utilizados para realizar desaeração e posterior carbonatação em produtos como água, cidra e vinho, tanto tranquilos como espumantes;
- Pasteurizadores flash: eles são usados para pasteurizar o produto antes de ser derramado nos recipientes;
- Túnel de aquecimento e resfriamento: eles têm a função de levar à temperatura ambiente produtos previamente embalados a frio ou a quente.
Saiba mais sobre a carbonatação de cerveja e todas as nossas máquinas acessórias!